quinta-feira, 23 de abril de 2009

ASTRONOMIA ANTIGA



A Astronomia é provavelmente a ciência natural mais antiga, datando a épocas da antiguidade, com suas origens em praticas religiosas pré-históricas: vestígios dessas práticas que ainda são encontrados na astrologia, uma disciplina que por muito tempo foi entrelaçada com a astronomia e, no mundo ocidental, não muito diferente da mesma até aproximadamente 1750-1800. A astronomia antiga envolvia-se em observar os padrões regulares dos movimentos de objetos celestiais visíveis, especialmente o Sol, a Lua, estrelas, e os planetas vistos à olho nu. Um exemplo da astronomia antiga poderia envolver o estudo da mudança da posição do Sol ao longo do horizonte ou as mudanças nos aparecimentos de estrelas no curso de um ano, o que poderia ser usado para estabelecer um calendário ritualístico ou agrícola. Em algumas culturas os dados obtidos eram usados em prognósticos astrológicos.
Por volta de 3000 a.c.os egipcios estabeleceram o ano solar de 365 dias,na mesma época os chineses descobriram o saros que significa:um intervalo de 18 anos ,11 dias e 8 horas após o qual a terra,a lua e o solretornam as mesmas posições relativas durante esse intervalo ocorrem:cerca de 43 eclipses solares e 28 eclipses lunares.

4 comentários:

  1. Tipo bem interessante o trabalho q vc fez nesse blog,pod ajuda bastantm,em trabalhos d escola coisa e tal e até ajuda pessoas q qrem se informar sobre o assunto por curiosidade msm.

    ResponderExcluir
  2. Bem interessante seu trabalho nesse blog,pq tipo pod ajuda bastante as pessoas em trabalhos d escola coisa e tal e até msm pessoas q qrem se informar sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  3. Bem interessante seu trabalho nesse blog,pq tipo pod ajuda bastante as pessoas em trabalhos d escola coisa e tal e até msm pessoas q qrem se informar sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  4. Oi, pessoal. O blog ficou mto bom. Gostei do conteúdo e do filme. Entretanto, sugiro que aumentem a fonte e alterem a cor, pois está mto pequena e não dá contraste com o fundo. Isso dificulta muito a leitura. OK? Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir