sábado, 13 de junho de 2009

Fisica na Medicina


Física em medicina é o uso dos conhecimentos da física para a medicina. Geralmente, sua aplicação é utilizada para imagens médicas e radioterapia, embora um físico médico pode trabalhar também em outras áreas da saúde.
Esse ramo da física multidisciplinar - pois trabalha com conceitos e técnicas básicas e específicas de física, biologia e medicina - possui um grande campo de atuação. Aplica os fundamentos físicos de múltiplas técnicas terapêuticas, proporcionando bases e compreensão para as modernas tecnologias médicas e estabelecendo critérios de utilização dos agentes físicos na área de saúde.
A física médica também participa, em conjunto com outras profissões, na elaboração das bases necessárias de medida das variáveis biomédicas, desde calibração de equipamentos e medições de controle de proteção radiológica até controle de qualidade nos equipamentos físicos empregados na área da saúde.

A física médica foi criada quando avanços da física puderam ser incorporados à área médica. Leonardo da Vinci, no século XVI, pode ser considerado como o primeiro físico médico pelos seus estudos de biomecânica como a locomoção humana e o movimento do coração e do sangue no sistema cardiovascular.
Os conhecimentos físicos de óptica possibilitaram a invenção do microscópio, que por sua vez ajudou os médicos a compreenderem melhor as estruturas biológicas assim como a descobrir a existência dos microorganismos no século XVII.
No século XVIII, o cientista e médico italiano Luigi Galvani descobriu que músculos e células nervosas eram capazes de produzir eletricidade. A partir dessa relação entre eletricidade e corpo humano, assim como o avanço da ciência do eletromagnetismo no século XIX, novas contribuições ao tratamento e ao diagnóstico médico puderam ser feitas por cientistas como D’Arsonval. O desenvolvimento da eletrocardiografia e da eletroencelografia só foi possível com tecnologias como voltímetros gravadores de sensibilidade e o galvanômetro criado por Einthoven. Esses conhecimentos deram origem à novas áreas como a bioeletricidade e o bioeletromagnetismo.
Um exemplo notável de cientista cujos trabalhos em física e em medicina se confundiam é Hermann von Helmholtz. Seu primeiro trabalho científico foi feito sobre a conservação de energia, inspirado em seus estudos sobre o metabolismo do músculo. Também revolucionou o campo da oftalmologia quando inventouo oftalmoscópio e realizou estudos sobre acústica e audição.

9 comentários:

  1. Gostei muito dessa materia
    Principalmente por que eu quero ser Medica
    Quero agradecer os rapazes e parabenisar pelo Blog

    ResponderExcluir
  2. ai fiquei muito satisfeita de saber que a fisica esta ate na medicina parabens rapazes

    ResponderExcluir
  3. nem sabia que tinha nesta area a fisica

    ResponderExcluir
  4. muito intereçante esta informação

    ResponderExcluir
  5. a informação é legal mais podia ter mais exemplos blz

    ResponderExcluir
  6. Nisto eu me interesei bastante,ate chamei minha mãe para ver esta postagem

    ResponderExcluir
  7. Minha irmã tento passar na faculdade de Medicina mais ñ conseguiu essa profissão é muito dificil de passa

    ResponderExcluir
  8. estou fazendo um trabalho de fisica na medicina, e esta explicaçao foi umas das melhores que ja encontrei.

    ResponderExcluir
  9. Bem nos estudos anteriores que ando fazendo isto é um complemento para que eu possa esse ano me interessar cada vez mais por fazer medicina.afinal tudo é dificil mas com interesse e motivaçao e vontade de aprender nada vai ser bicho de sete cabeças que possamos desvendar.Alessandra Schroeffer

    ResponderExcluir