terça-feira, 16 de junho de 2009

o que singnifica a palavra metafísica?



O sentido da palavra metafísica deve-se a Aristóteles e a Andrônico de Rodes.
Aristóteles nunca utilizou esta palavra, mas escreveu sobre temas relacionados à physis e sobre temas relacionados à ética e à política, entre outros semelhantes. Andrônico, ao organizar os escritos de Aristóteles, o fez de forma que, espacialmente, aqueles que tratavam de temas relacionados à physis viessem antes dos outros. Assim, eles vinham além da física (Meta = depois, além; Physis = física). Neste sentido, a metafísica é algo intocável, que só existe no mundo das idéias.
Assim, conscientemente ou não, Andrônico organizou os escritos de forma análoga à classificação dos dois temas. Ética, política, etc., são assuntos que não tratam de seres físicos, mas de seres não-físicos existentes apesar da sua imaterialidade.
Em resumo, a Metafísica trata de problemas sobre o propósito e a origem da existência e dos seres. Especulação em torno dos primeiros princípios e das causas primeiras do ser. Muitas vezes ela é vista como parte da Filosofia, outras, se confunde com ela.

17 comentários:

  1. nossa eu nem sabia o que era metafisica valeu pela informação

    ResponderExcluir
  2. é muito intereçante esta metafisica

    ResponderExcluir
  3. estou estudando fisica é bom saber isto valeu rapazes

    ResponderExcluir
  4. nossa muito legal esta metafisica vam colocando mais informações legal assim vcs estam indo bem

    ResponderExcluir
  5. isto é muito chato prefiro a astronomia

    ResponderExcluir
  6. eu ja sabia o que era metafisica eu adoro saber que pessoas publiquem coisa intereçantes como esta

    ResponderExcluir
  7. muuito intereçante esta metafisica

    ResponderExcluir
  8. esta metafisica não é muito intereçante mais é bom estar informado

    ResponderExcluir
  9. po eu não sei direito ainda oque é metafica porque eu sou meu lerdo mais o blog esta daora

    ResponderExcluir
  10. nossa eu nem sabia a utilidades da metefica valeu pela informação

    ResponderExcluir
  11. achei intereçante a metafisica muito boa esta informação

    ResponderExcluir
  12. não achei muito intereçante esta metafisica

    ResponderExcluir
  13. eu nem sabi o que era metafisica valeu pela informação e o blog esta daora valeu ei mano por ter criado este blog

    ResponderExcluir
  14. a metafisica tem mais detalhes mais o que o texto mostra da pra quebrar o qualho esta bom

    ResponderExcluir
  15. metafisica é muito chata prefiro a fisica e a astronomia

    ResponderExcluir