segunda-feira, 15 de junho de 2009

Saturno



Saturno é o sexto planeta do Sistema Solar com uma órbita localizada entre as órbitas de Júpiter e Urano. É o segundo maior planeta após Júpiter, sendo um dos planetas gigantes do Sistema Solar, porém o de menor densidade, tanto que se existisse um oceano grande o bastante, Saturno flutuaria nele. Seu aspecto mais característico é seu brilhante sistema de anéis, o único visível da Terra. Seu nome provém do deus romano Saturno. Faz parte dos denominados planetas exteriores.

Saturno é um planeta gasoso, principalmente composto de hidrogênio (97%), com uma pequena proporção de hélio e outros elementos. Seu interior consiste de um pequeno núcleo rochoso e gelo, cercado por uma espessa camada de hidrogênio metálico e uma camada externa de gases. A atmosfera externa tem uma aparência suave, embora a velocidade do vento em Saturno possa chegar a 1.800 km/h, significativamente tão rápido como os de Júpiter, mas não tão rápidos como os de Netuno. Saturno tem um campo magnético planetário intermediário entre as forças da Terra e o poderoso campo ao redor de Júpiter.


Antes da invenção do telescópio, Saturno era o mais distante dos planetas conhecidos. A olho nu não parecia ser luminoso. O primeiro ao observar seus anéis foi Galileu em 1610, porém devido a baixa inclinação de seus anéis e a baixa resolução de seu telescópio lhe fizeram pensar a princípio que se tratava de grandes luas.
Aneis de Saturno


Os anéis de Saturno são constituídos essencialmente por uma mistura de gelo, poeiras e material rochoso. Embora possam atingir algumas centenas de milhares de quilómetros de diâmetro, não ultrapassam 1,5 km de espessura. A origem dos anéis é desconhecida. Originalmente pensou-se que teriam tido origem na formação dos planetas há cerca de 4 bilhões de anos, mas estudos recentes apontam para que sejam mais novos, tendo apenas algumas centenas de milhões de anos. Os anéis podem mudar de cor.

10 comentários:

  1. muito show este planeta em gosto muito dele

    ResponderExcluir
  2. eu acho um dos planetas mais lindo
    principalmente o anel dele
    e eu não sabia que o anel dele era feito de mistura de Gelo e agua isso é muito legal :]

    ResponderExcluir
  3. Documentario enteressante
    Concerteza poucas pessoas sabiam que o anel de saturno é feito de mistura de gelo, poeiras e material rochoso.

    Bom Trabalho que escreveu isto

    ResponderExcluir
  4. O que mais tras a curiosidade do Saturno é o anel dele

    E vcs colocaram uma inforção boa sobre ela

    não presciço falar mais nada a "Rainha_Rebolation_Fernanda"ja disse tudo

    ResponderExcluir
  5. Daora esse imformação do Anel de Saturno heim!!

    ResponderExcluir
  6. Eita disso eu ñ sabia
    ñ sasbia que o anel de saturno era formado de mistura de gelo, poeiras e material rochoso.

    ResponderExcluir
  7. Esse planeta chama muita atenção pelo o anel dele e acho que poucas pessoas sabiam que era formado de mistura de gelo, poeiras e material rochoso.
    Essa materia ensinou muitas coisas para todos nois

    ResponderExcluir
  8. eu não sabia isto tudo sobre este planeta muito legal esta informação

    ResponderExcluir
  9. sera que da para ficar em cima do anel de saturno e andar nela ???

    ResponderExcluir
  10. Acho que sim ja que ela é "solido"

    ResponderExcluir