segunda-feira, 15 de junho de 2009

A Lua


A Lua é o único satélite natural da Terra, situando-se a uma distância de cerca de 384.405 km do nosso planeta.
Segundo a última contagem, mais de 150 luas povoam o sistema solar: Netuno é cercada por 13 delas; Saturno tem 48; Júpiter possui 63. A Lua terráquea não é a maior de todo o Sistema Solar - Titã, uma das luas de Saturno, tem o dobro de seu tamanho - mas é a maior em relação ao seu planeta. Com 1/4 do tamanho da Terra e 1/6 de sua gravidade, é o único corpo celeste visitado por seres humanos
Visto da Terra, o satélite apresenta fases e exibe sempre a mesma face (situação designada como acoplamento de maré), fato que gerou inúmeras especulações a respeito do teórico lado escuro da Lua, que na verdade fica iluminado quando estamos no período chamado de Lua nova. Seu período de rotação é igual ao período de translação. A Lua não tem atmosfera e apresenta, embora muito escassa, água no estado sólido (em forma de cristais de gelo). Não tendo atmosfera, não há erosão e a superfície da Lua mantém-se intacta durante milhões de anos. É apenas afetada pelas colisões com meteoritos.

quero agradecer a todos que nos visitas

12 comentários:

  1. a lua é linda eu acho ela maravilhosa valeu sobre a informacõa dela

    ResponderExcluir
  2. Eu sou uma grande admiradora da Lua
    e é muito bom saber sobre ela

    ResponderExcluir
  3. Daora esse documentação
    vo mostrar isso para minha namorada
    ela adora a lua

    ResponderExcluir
  4. A lua é maravilhosa acho que não tem uma pessoa que não ache isto
    Um dia eu ainda irei para lá

    ResponderExcluir
  5. Acho que ñ existe coisa melhor que a lua
    Ela chama atenção de todo mundo

    ResponderExcluir
  6. Tenho Boas Lembranças da Lua
    ela me inspira,a noite quando estou sem nada para fazer eu fico olhando para ela ate eu cansar e fico pensando como é a Lua

    É muito bom aprende o que gosta e essa materia esta ensinando uma coisas que muitas pessoas gostam. Continuem Assim esta muito Boum

    ResponderExcluir
  7. Eita todo mundo adora a Lua
    desde o homen existe sempre teve interesse por ela

    Essa postegem ficou Show de Vcs

    ResponderExcluir
  8. Eu acho que a lua tem muitas curiosidades que ñ foram desvendadas

    ResponderExcluir
  9. A lua é muito loca todo o dia quando eu consigo ver ela eu fico olhando para mim ela da sorte
    hauahuhauhau
    é muito importante ler esta materia e debater,ai cada um fala o que quer e o que sente daora este blog tem muitas pessoas comentando

    ResponderExcluir
  10. muito loka a lua mais ela parece tam pequena , eu vi tb o eclipse dela vou comentar la blz

    ResponderExcluir
  11. a lua devem ser diferentes em cada planeta

    ResponderExcluir