quinta-feira, 18 de junho de 2009

Planetas Anões


Um planeta anão é um corpo celeste muito semelhante a um planeta, dado que orbita em volta do Sol e possui gravidade suficiente para assumir uma forma com equilíbrio hidrostático (aproximadamente esférica), porém não possui uma órbita desimpedida. Um exemplo é Ceres que, localizado na cintura de asteróides, possui o caminho de sua órbita repleto daqueles pequenos astros.
Atualmente conhecem-se cinco planetas anões no sistema solar, são eles: Ceres, Plutão, Haumea, Makemake e Éris, sendo os quatro últimos do tipo plutóide, ou seja, planetas-anões que orbitam para além da órbita de Neptuno, nos recônditos do sistema solar.


Domínio orbital


A distinção entre os planetas anões e os outros oito planetas baseia-se na inaptidão dos primeiros em limparem a vizinhança das suas órbitas, isto é, removerem pequenos corpos cujas órbitas os levem a colidir, capturar ou sofrerem perturbações gravitacionais. O conceito é combinado com uma noção de domínio orbital medido em termos de raio da massa de um candidato planetário com a massa total combinada de todos os outros corpos celestes na sua vizinhança. Considera-se que os planetas anões são demasiado pequenos, em termos de massa, para alterar significativamente o seu ambiente da forma que um planeta faria. Os astrónomos S. Alan Stern, chefe da missão New Horizons a Plutão, e Harold F. Levison encontraram um fosso de ordem 5 de magnitude em Λ entre os planetas telúricos menores e entre os maiores asteróides e transneptunianos. No entanto, Alan Stern discordou publicamente que Plutão seja visto como corpo celeste distinto de um planeta e fez notar que ele e sua equipe irão referir-se a Plutão como o nono planeta. Note-se que será através das páginas da NASA e da equipe de Stern que chegarão futuramente informações e as primeiras fotografias de Plutão.

8 comentários:

  1. Eu não me enteresso muito por isto,mais o documentario fico legal.CONTINUEM ASSIM RAPAZES

    ResponderExcluir
  2. estes planetas anoes são muito chatos colaca sobre os planetas

    ResponderExcluir
  3. legal saber sobre os platetas anoes

    ResponderExcluir
  4. é isso é importante tem pessoas que acha que só existe planetas imenso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. os mais importantes podem ser pequenininhos

      Excluir
  5. eu sempre pensei que só existisse plutão

    ResponderExcluir
  6. eu e minha irmã gostamos muito de ciencias mas nunca imaginavamos que existiam tantos planetas anões

    ResponderExcluir