quinta-feira, 18 de junho de 2009

Telescópio



O telescópio óptico é um instrumento que permite estender a capacidade dos olhos humanos de observar e mensurar objetos longínquos. Pois, permite ampliar a capacidade de enxergar longe, através da coleta da luz dos objetos distantes (Celestes ou não), da focalização dos raios de luz coletados em uma imagem óptica real e sua ampliação geométrica.


Além dos telescópios ópticos, que são constituídos basicamente por uma objetiva e uma ocular, existe uma gama de aparelhos que coletam a radiação eletromagnética fora da faixa do visível, isto é, ao longo de diferentes regiões do espectro eletromagnético.


Telescópios para radiação infravermelha e raios-X tornaram-se comuns ao final do século XX com o desenvolvimento de sensores digitais que pudessem ser resfriados a temperaturas muito baixas. Para a captação astronômica de microondas e radiofreqüência, existem equipamentos chamados radiotelescópios.
Os Telescópios contemporâneos podem operar isoladamente, ou em conjunto para compor ou combinar suas imagens aumentando assim o poder de resolução.
Nos instrumentos ópticos profissionais, além da ampliação da imagem, é possível captar as radiações eletromagnéticas e separá-las em diferentes comprimentos de onda, processo chamado de Espectrografia, ou espectroscopia. Isso permite entender a composição e história dos astros em estudo.
As técnicas atuais de construção de telescópios utilizam materiais mais leves e resistentes, aumentando assim sua qualidade, resolução e confiabilidade. Exemplo claro são as observações e coleta de imagens produzidas como o Telescópio Espacial Hubble que nos mostram um Universo de muito além e mais belo do que o esperado.
A óptica geométrica dos instrumentos permite coletar (e focalizar) a radiação electromagnética aumentando o tamanho angular aparente dos objectos, assim como o seu brilho aparente.
Os telescópios usados fora do contexto da Astronomia são referidos como teodólitos, monóculos, binóculos, ou objectivas.
A palavra "telescópio" refere-se geralmente aos ópticos, embora existam instrumentos para a quase totalidade do espectro electromagnético da [radiação electromagnética].

16 comentários:

  1. Tive um pouco de ler esse texto mais valeu apena
    Acho que o Telescopio é uns dos principais itens da astronomia.

    Gostei do documentario

    ResponderExcluir
  2. Parabens o blog de v6 esta mto bom!!

    ResponderExcluir
  3. um Telescopio desses deve ter uma boa visão(distancia)

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. muito intereçante saber sobre estes objtos que ajudaram a astronomia

    ResponderExcluir
  6. microcoscopio é muito intereçante vc pode ver muitas coisas com ele

    ResponderExcluir
  7. eu acho o telescopio um pouco limitado, os ciêntista tinham que criar alguma coisa que desse mais informações do que o telescopio

    ResponderExcluir
  8. eu acho o telescopio uma envenção tam sem crasa

    ResponderExcluir
  9. é o telescopio ajudou muito a astronomia achei interçante vcs terem colocada ai a informação mostrando a untilidade dela muito legal

    ResponderExcluir
  10. Eu concordo com o bores
    essa postagem foi muito boa mesmo

    ResponderExcluir
  11. eu queria saber que existe masi alguma coisa mais potente que o telescopio

    ResponderExcluir
  12. ai mano eu nem sabia qual era a importancia no telescopio valeu por me mostrar

    ResponderExcluir
  13. Nossa esse telescopio da foto deve ter um otimo alcanse

    ResponderExcluir
  14. gosto muito de olhar para o ceu e o telescopio achuda muito isto eu um dia vou ter um

    ResponderExcluir
  15. Eu tenho um ja consegui observar muitas coisas
    é muito loco

    ResponderExcluir